O Ano é 2016, A Tecnologia de BYOD na escola agora é uma realidade ! @projetodooreducation


byodschoolEm 2013 escrevi um pos t denominado “BYOD – A estrada para o Futuro da tecnologia começa a ser construída“, tendo como base a crescente evolução dos dispositivos moveis. Em 2014 o uso de tecnologias indispensáveis e que em  pouco tempo passariam de inovação a rotina em nosso dia a dia ficou evidente e escrevíamos o post “BYOD, Cloud, Big Data e Certificação Digital formam o grande pacote tecnológico para 2014“.

Não existe nenhuma magica para prever o futuro tecnológico,  a rotina diária como usuário e como profissional de tecnologia da informação nos coloca frente com a realidade, mesmo quando esta realidade pode demorar um pouco para acontecer para muitos.

Na minha vida profissional sempre tive oportunidades de ver inovações como coisas de um passado, as ideias surgem e vêm completas, os problemas que observamos e que podem ter uma ajuda tecnologica para sua solução, acabam por gerar projetos virtuais em nossa mente, projetos que enxergamos o inicio, meio e fim como se já estivessem prontos e funcionando.

É muito gratificante quando com ajuda de muitas outras pessoas acabamos conseguindo fazer nascer, crescer e tomar forma nossos projetos. Posso me orgulhar de muitos destes projetos e por mais que o tempo passe as inspirações continuam fruindo e cada vez mais conseguimos compartilhar ideias e transformar inovação em rotina.

Ontem conversando com minha esposa e ela me perguntou como eu gostaria de comemorar meus 40 e poucos anos no próximo mês ? Parei, Refleti e percebi que o tempo passa, não sou daqueles que fica lembrando a idade. Na Realidade nem lembrava que tinha esta idade, quando estou dentro de um projeto sintro-me como se tivesse com 14 anos e com a mesma ansiedade de ver aquilo concluído, ver os resultados, poder desfrutar de um futuro que idealizamos.

São muitos os projetos para lembrar, em 1996 estávamos transformando papel normal em documento digital, nem se falava em ecologia, com uma equipe fantástica da Câmara Municipal de Fortaleza, em 3 meses, sem custos para a casa, enfrentavamos o desafio de converter 500 mil documentos em eDoc.

Em 1997 conversando com o Presidente Acilon Gonçalves do Legislativo de Fortaleza colocávamos todo o acervo de documentos da casa na internet. A Câmara era pioneira como provedora de informação ao cidadão mundial e não existia a Lei de Transparência.

Assume então a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza o Vereador José Maria Couto e devido a uma reforma no plenário, já falei sobre isto em um post anterior, passamos a transmitir as sessões plenárias, ao vivo, atraves da internet e ainda nem existia o youtube.

Em 2000 a Tv Fortaleza criou um documentário sobre as inovações da Câmara.

Olha eu falando do passado, quando na verdade comecei a escrever este post para falar da importância do BYOD.

BYOD (Traga Seu Próprio Dispositivo) já é uma realidade em 2015, em todos os lugares encontramos pessoas utilizando dispositivos moveis, menos nas escolas. Existe uma batalha muito grande para tentar impedir o uso de dispositivos moveis em sala de aula e esta geração esta perdendo uma grande oportunidade de ter a informações em tempo real, compartilhar conhecimento, evoluir.

A Alguns anos criamos o Projeto Door Education e estamos conseguindo auxiliar escolas nesta evolução, com apoio de empresas nacionais e internacionais estamos conseguindo quebrar paradigmas.

Já podemos então confirmar que 2016 será o ano desta grande evolução, alunos, professores e pais não conseguem mais enxergar a exclusão do mundo escolar ao BYOD.

É muito gratificante fazer parte desta historia e continuar escrevendo o futuro hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s