Inovação é o primeiro paradigma a ser quebrado pelas escolas Brasileiras !


Lousa DigitalNão podemos negar que a tecnologia já faz parte de nosso dia a dia, em cada esquina encontramos pessoas utilizando celulares, tablets, computadores e cafés, restaurantes, empresas privadas ou governamentais oferecem WiFi a seus clientes.

Já se tornou comum chegar a qualquer local como cliente e perguntar “Qual a senha do WiFi” ? Até pouco tempo muitos nem sabiam o que era WiFi ou para que servia esta tecnologia, enquanto hoje a internet passou a ser elemento comum a nossa juventude.

Por que isto não acontece em nossas escolas ?

Fácil ! As escolas Brasileiras ainda entendem a tecnologia como uma inovação, temos que quebrar este primeiro paradigma. Ao tentar inserir as escolas no mundo tecnológico o fator “custo elevado” tem funcionado como um freio a este avanço. Muitas escolas tem investido de forma errada em tecnologia, ao comprar equipamentos que em um primeiro momento funcionam como marketing de modernização e que não atendem a demanda de professores e alunos. Em pouco tempo as escolas tem enfrentado a síndrome do “elefante branco” e ficam com equipamentos ultrapassados em suas mãos.

Bancos, Empresas de Governo e muito do mundo corporativo já entendem a necessidade de investir correto em tecnologia, Não Comprar Equipamentos Tecnológicos e sim contratar Infraestrutura e Serviços no modelo de Comodato.

Como CIO de Governo adotamos o Aluguel de tecnologia no Legislativo de Fortaleza em 2001 e desde 2011 como autor do Projeto Door Education, em parceria com empresas nacionais e internacionais, estamos levando este conceito para escolas de todo o Brasil.

Levar um projeto que deu certo e serviu de exemplo a muitos no legislativo para a iniciativa privada, e ver que sua ideia tem o reconhecimento e parcerias de grandes empresas nacionais e internacionais, é uma satisfação e um privilegio. Ver a reação dos alunos e professores usando a tecnologia em sala de aula como rotina e não como inovação é primordial para que continuemos seguindo este caminho.

Na escola a tecnologia tem que ser entendida como rotina fundamental, a qualificação do professor para que ele veja a tecnologia como aliada é o primeiro passo e somente assim, atraves do professor, poderemos realmente ter implantado a tecnologia na educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s