Linkedin, A Rede que encurtou o Mundo


Wikipedia: LinkedIn é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em 5 de Maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais.

Faz tempo que participo da rede linkedin, antes da mesma aparecer aqui pelo Brasil. Uma rede que muitas pessoas tem como um local para procurar empregos, colocar seus currículos e que para o integrador de tecnologia funciona como um encurtador de distancias.

A Rede permite que você enriqueça seu network e troque experiências a nível internacional.

Já poderia escrever um livro sobre como esta rede tem nos possibilitado desenvolver projetos em diversas áreas, mais vou falar um pouco sobre a velocidade que o integrador de tecnologia ganha ao participar de diversos grupos na rede.

A Alguns anos vi que o governo havia aprovado uma lei para o uso da tecnologia de RFID (Identificação por Radio Frequência) nos carros brasileiros e resolvi mergulhar na internet e estudar um pouco sobre o assunto. Escrevi um post sobre a tecnologia RFID em 2012, Tecnologia RFID ! Médico ou Monstro ? 

Este estudo nos levou entre outras coisas a conseguir a certificação internacional de RFID para nossa empresa em um dos maiores centros de tecnologia no Brasil. Isto mesmo, temos um centro de excelência em tecnologia de RFID instalado e funcionando no Brasil. Parabéns a HP !

Voltando a nosso asunto de velocidade da informação, resolvi então participar de alguns fóruns internacionais sobre RFID no linkedin e qual foi minha surpresa ao saber que existia uma tecnologia superior ao RFID e que já estava sendo implantado, pasmem, em um dos maiores hospitais de referencia no Brasil.

Toda esta informação e até mesmo o network com o autor do projeto foi realizado em menos de uma hora através da rede linkedin.

  • Estou na frente do computador, na rede linkedin,  participando de um grupo internacional sobre RFID, são 7 am, horário de Brasilia;
  • Estou acompanhando a conversa de pessoas sobre a tecnologia e um dos participantes do grupo pergunta se existe algo superior ao RFID;
  • Um participante cita a tecnologia RTLS e diz que a mesma desenvolvida por uma equipe de Israel esta a 6 meses sendo implantada com sucesso em um hospital de referencia no Brasil; são aproximadamente 7.30 am.
  • Vou na rede linkedin e procuro alguém do meu network que trabalhe neste hospital. Encontro algumas pessoas e disparo uma mensagem perguntando sobre o projeto que esta sendo implantado. As 7:45 recebo resposta e em menos de 15 minutos estou em conferencia pelo Skype com o responsável do projeto dentro do hospital;
  • Fico então sabendo que o projeto esta sendo tocado por uma equipe de Israel e que tem a frente um Brasileiro; Solicito através do linkedin um contato com o mesmo e em poucos minutos estou, pasmem, conversando com o autor do projeto via Skype. (Brasil/Israel);
  • Recebo então todo o material sobre o projeto e passo a ser parceiro desta tecnologia, com autorização do autor de comercialização do mesmo no Brasil.

Escrevi este post somente para demonstrar a importância e as possibilidades de um simples cadastro na rede linkedin. O Mundo tecnológico para o integrador realmente encurtou, conseguimos hoje pesquisar e compartilhar conhecimentos a nível mundial, sem nem mesmo colocar o pé fora de casa.

Obrigado Linkedin !

Meu perfil na rede linkedin 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s