Tv Fortaleza “Uma Tv Que Surgiu da Internet” #eGov


Tv Fortaleza SmartphoneHoje é muito comum termos acesso ao conteúdo das Tvs através da internet. Ontem encontrei com meu amigo Wagner Borges, Coordenador de Comunicação da Universidade de Fortaleza, e começamos a conversar sobre os velhos tempos em que ele estava a frente da Tv Fortaleza e de repente escuto a seguinte frase do meu amigo “a Tv Fortaleza da Câmara Municipal de Fortaleza começou na Internet”, então resolvi falar um pouco sobre este momento histórico do legislativo de Fortaleza.

Já havia falado sobre o assunto no post intitulado “Quando o Acaso serve de caminho para o avanço tecnológico!”

Em uma reforma física no plenário da casa foi necessário o uso de webcams para que o departamento de anais e taquigrafia pudesse acompanhar a sessão plenária.

Sugeri ao Presidente José Maria Couto que aproveitássemos a estrutura de captura de vídeo e áudio das sessões e transmitíssemos as mesmas ao vivo pela internet. Funcionou! As Sessões do Legislativo de Fortaleza passaram a ser transmitidas pela internet, com um link de 64 kbps. Recebemos então o convite para demonstrar os avanços da tecnologia da informação da Casa, em Salvador, no IV Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo e acabamos demonstrando ao Brasil, uma videoconferência durante a sessão plenária com os espectadores do evento. Chamávamos Tv Plenária, depois surgiu a Tv Legislativa e a atual Tv Fortaleza.

O ano era 1997 e a Câmara Municipal de Fortaleza acabava de disponibilizar suas sessões plenárias, ao vivo, na rede mundial de computadores – internet, no site o internauta conseguia assistir a programação da Tv Plenário, uma Tv que somente existia na Internet. Em 2000 o Vereador Carlos Mesquita cria a então Tv Legislativa que depois passa a ser denominada Tv Fortaleza.

Já éramos pioneiros como provedores de informação na internet, na administração do Vereador Acilon Gonçalves (1996) colocávamos a Casa na Internet e implantávamos o Documento Eletrônico em substituição ao papel, em 03 meses a equipe do arquivo da casa e do legislativo já estavam transformando mais de 500 mil documentos em papel em documento digital, mais esta é outra historia.

Presidente do Tribunal de Justiça cita o trabalho de virtualização da Câmara Municipal de Fortaleza em Entrevista ao Jornal O Povo.

A Tv Fortaleza em 2000 criou um excelente documentário sobre os avanços tecnológicos do legislativo de Fortaleza e recebemos visitas de entidades nacionais e internacionais querendo conhecer estes avanços.

Com a participação de todos da Casa no projeto de informatização conseguimos avançar muito e continuamos avançando, poderia até mesmo escrever um livro contando sobre todas estas inovações e perseguindo sempre o objetivo de abrir portas tecnológicas que aproximem o cidadão das decisões de governo.

A atual administração, Presidente Walter Cavalcante, deu um significativo passo fazendo com que a casa saia da informação para a interação, mesmo já possuindo diversos canais de comunicação nas redes sociais desde 2009 (Administração Salmito Filho), o atual presidente cria os canais tecnológicos necessários para uma maior interação através da Ouvidoria.

Como investimento de 01 computador com placa de captura de video, um software gratuito da Microsoft (Windows Media Server e Windows Media Player) e muito estudo vamos para o ar em 1997, inicio da Tv Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza e na Administração do Presidente Tin Gomes, com a Tv Fortaleza sobre o comando dos amigos Arnaldo Santos e Wagner Borges colocávamos a programação do legislativo de fortaleza nos pouco conhecidos smartphones.

Muito bom participar da Historia do Governo Eletrônico no Brasil.

Francisco Cavalcante
Coordenador de Informação de Dados da Câmara Municipal de Fortaleza.

A Historia continua a evoluir, acompanhem http://www.cmfor.ce.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s