O Que falta para que o pagamento móvel aconteça ?


clientes pagamento movelEstava aqui pensando nas novas tecnologias que já existem para facilitar a vida de empresas e usuários com relação ao pagamento móvel e lembrei do passado, um passado aqui perto para quem viveu a evolução tecnológica dos anos 90.

Eu estava ministrando aulas, introdução a ciência da computação – linguagem Basic, quando comecei a ter como alunos alguns empresários que tinham interesse em conhecer e utilizar computadores em seus negócios. Estes empresários começavam a ter seus primeiros computadores e adoravam brincar com estas maquinas incríveis, estavam entusiasmados, mais queriam muito mais, queriam utilizar estes equipamentos em seus negócios e não tinham os softwares necessários, estes softwares (programas de computador) não existiam em Fortaleza, precisavam que alguém os criasse, alguém deveria ensinar a estes computadores como ajudar estes empresários.

Basicamente os empresarios de varejo necessitavam falar com seus clientes por correspondência (sistema de mala direta), controlar seus produtos (sistema de estoque de mercadorias), efetuar suas cobranças (sistema de contas a receber) e pagar seus fornecedores (sistema de contas a pagar).

Este era o kit básico de sistemas necessários a muitos de nossos clientes e mesmo assim todos tinham suas particularidades, seus segredos para o sucesso. Comecei então a desenvolver sistemas, passava os dias aprendendo dentro deste ambiente varejista, passei a analisar e desenvolver sistemas, não existia uma equipe, passei de professor a analista, programador e vendedor de projetos.

Em pouco tempo os cursos tiveram que parar, pois aos 17 anos de idade eu estava a frente de projetos de tecnologia em 09 (nove) empresas, algumas com kit básicos de varejo, outras com projetos específicos de medicina, siderurgia, entre outros.

Mantínhamos contratos semestrais com estas empresas, assumimos toda a responsabilidade sobre a área de TI, funcionávamos como os atuais CIOs sempre ligados ao presidente da empresa, muitas vezes o próprio dono. Nosso trabalho era ficar sempre atento ao que poderia ser aplicado dentro da empresa e que beneficiasse o cliente e melhorasse o fluxo de vendas das mesmas e tornar isto realidade.

Passei a vender confiabilidade, em cada solução estava principalmente meu nome e meu trabalho ! Dos dois primeiros clientes surgiram os outros e a procura continuava grande, não tinhamos como atender a mais de 09 clientes, não existia ainda o celular e utilizávamos o serviço de vip, quem lembra ? o cliente ligava para um numero que acionava o nosso “bip”, em Fortaleza o serviço era chamado de VIP, então recebíamos o numero do cliente em um display e sabíamos que o cliente precisava falar conosco. Era legal !

Mais falei muito de mim ! Escrevi este post pois estou vendo o passado acontecer, temos tido muitas consultas de clientes que querem utilizar novas tecnologias para melhorar suas vendas, os empresários sabem da importância do celular, querem conhecer possibilidades, querem utilizar esta tecnologia para mandar seus recado, para divulgar que existem, para facilitar suas vidas e de seus clientes.

Cabe novamente ao integrador de tecnologia agir como ponte ! Já estamos caminhando neste sentido.

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