O Que estão falando sobre mim ? Pergunta ao Big Data ! #BigData


big-data-eyeO Wikipedia define a tecnologia Big Data da seguinte forma: Em tecnologia da informação, Big Data (“megadados” em português) refere-se a um grande armazenamento de dados e maior velocidade. Diz-se que o Big Data se baseia em 5 “V” : velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

Legal ! Então para que serve isto ?

Grandes empresas como Google, IBM, etc estão totalmente focadas em desenvolver uma tecnologia que possa procurar informações na internet e responder a perguntas.  Vamos entender que todo mundo usa a internet e saimos enchendo a rede de informações de todo tipo, estas empresas estão simplesmente coletando estas informações, analisando e respondendo perguntas como o que estão falando sobre empresas, políticos, cidades, etc.

Vamos imaginar que sou um político e estou em plena campanha eleitoral, como seria um algoritmo deste político antes do Big Data ?

Algoritmo de um Político antes do Big Data

  1. Sou Político e já estou trabalhando em minha campanha (tv, jornais, corpo a corpo, internet, etc);
  2. Aguardo e Acompanho as pesquisas por amostragem e vejo como vai meu desempenho;
  3. Conforme a pesquisa por amostragem tomo as decisões importantes para o avanço de minha campanha politica;
  4. Aguardo o dia das Eleições;
  5. Se fui eleito então “trabalhei bem e as pesquisas estavam corretas” senão “provavelmente as pesquisas não refletiam os anseios da sociedade”

Estou usando o Político como forma de demonstrar a importância do Big Data devido a proximidade das eleições, mais esta tecnologia esta associada ao mundo corporativo e tem como fundamento pesquisar em tempo real o que as pessoas estão falando sobre qualquer assunto no mundo digital. O Big Data seria correspondente a termos pesquisas em tempo real sem a necessidade de um pesquisador e com amostragem de milhões, que não estão respondendo pesquisas, e sim vivenciado e influenciando amigos e seguidores, compartilhando suas opiniões, duvidas e certezas.

Agora o Algoritmo de um Político com o uso do Big Data

  1. Sou Político e já estou trabalhando em minha campanha (tv, jornais, corpo a corpo, internet, etc);
  2. Aguardo e Acompanho as pesquisas por amostragem e vejo como vai meu desempenho;
  3. Através de um computador acesso ao serviço de Big Data (personalizado) e a qualquer momento vejo a repercussão de minha campanha na rede mundial de computadores (Internet);
  4. O Big Data me fornece informações Positivas e Negativas, em tempo real, sobre aquela informação que acabei de divulgar;
  5. O Big Data demonstra minha aceitação conforme região, sexo, idade, etc;
  6. Se fui eleito então “trabalhei bem ouvindo através da tecnologia Big Data a população” senão “Tive todas as informações sobre os anseios populares através do Big Data e não consegui convencer meus eleitores”;

As empresas já utilizam pelo menos 10% da tecnologia Big Data, quando você pesquisa um produto na internet não por acaso aparecem propagandas direcionadas em sites, redes sociais, etc, com promoções daquele produto sendo oferecido a você.

Atualmente os serviços oferecidos para analise e uso do Big Data são complexas, você necessita de alguém que analise  as informações que você esta recebendo e veja como caminhar em seu projeto. Pessoalmente vejo serviços que entreguem a empresas, políticos ou quem precise, informações “mastigadas”, prontas para serem utilizadas por qualquer leigo, sem necessidade de técnicos para analise e implementação de seus projetos.

Isto já acontece com a tecnologia de Computação em Nuvem e você nem percebe, quando recebe um e-mail, troca arquivos pela rede, etc.

Então, O Que estão falando sobre mim ? Em breve, pergunte ao Big Data !

duvidas ? sac@politicabook.com

Deixe um comentário

