Computação em Nuvem, Um Plano Cicloviário Tecnológico para a Cidade Inteligente (SmartCity)


CicloviaManhã de Domingo e acordei pensando em Bicicleta !

Faz tempo que não ando de bicicleta, até mesmo pela idade, mais no facebook acompanho a verdadeira revolução que esta acontecendo em Fortaleza com a implantação de Ciclovias pela Cidade. As Pessoas estão se reunindo e o poder publico ouvindo o seu clamor já esta até mesmo apresentando um plano cicloviario para Fortaleza.

Ao acompanhar e torcer para que novas ideais venham trazer beneficio a nossa cidade, surgiu um pensamento de como uma ciclovia parece com a infraestrutura do nosso conceito individual de computação em nuvem.

Realmente precisamos de um plano cicloviario tecnológico para transformar qualquer cidade em uma cidade inteligente (smartcity). Quem acompanha nossos posts já conhece o nosso conceito de computação em nuvem (Cloud Computing), como sendo a junção de tecnologias que venham atender a uma necessidade tecnológica comum, seja no setor publico ou privado.

Já implantamos computação em nuvem no Governo, na Educação e na área de turismo apresentamos um projeto de PPP (Parceria Publico Privada) ao Secretario de Turismo Salmito Filho, como uma maneira de fortalecer  o seguimento turistico em Fortaleza, encontra-se em analise.

E o que isto tudo tem haver com Bicicleta ? com Ciclovia ? Muito !

O Que as pessoas procuram com a implantação de uma Ciclovia ? Fácil ! Facilidades em sua rotina diária.

O Mesmo acontece na implantação de um projeto de computação en nuvem.  O Integrador de Tecnologia necessita criar caminhos que interliguem a informação ou seja necessitamos de ciclovias tecnológicas, caminhos que custem barato, liguem a cidade tecnologicamente como um todo e atendam as necessidades de todos.

Vamos a alguns exemplos:

Imaginemos que nossa cidade possua uma Grande Nuvem Tecnológica (Cloud Computing) chegando a todas as empresas publicas ou privadas. Como ? Através da Internet, a Grande Teia Mundial (WWW), a nossa ciclovia tecnológica.

O Que poderíamos conseguir com isto ?

  • Turismo: Informações sobre a cidade (Segurança, Gastronomia, Emergência, Entretenimento, etc) levadas ao turista que acabou de desembarcar na SmartCity e favorecimento ao comercio local (Lojas, Restaurantes, Taxis, Hoteis, etc);
  • Saúde: Interligação entre Hospitais, Postos de Saúde, Médicos, Planos de Saúde, Sistemas Emergências, etc. A Informação sendo compartilhada, acabando com Filas, quebrando a Burocracia, dando uma resposta rápida ao Cidadão,  Governo e Mundo Corporativo;
  • Comercio: Big Data (Informações analisadas e repassadas aos Lojistas), Vendedores atendendo você pelo seu nome, pagamentos com maior segurança e sem filas (Mpayment), etc;

Eu poderia escrever um livro sobre as facilidades conseguidas através da computação em nuvem em uma cidade inteligente, são mil ideias e projetos que encontram-se em desenvolvimento.

Mais este post foi somente para lembrar como uma ciclovia é importante, seja instalada no asfalto ou como parâmetro para a implantação de uma cidade tecnologicamente inteligente.

Que em pouco tempo possamos desfrutar destes pensamentos e que inovações continuem sendo transformadas em rotinas diárias.

Então quando estiver pedalando, pense naquela bicicleta imaginaria que esta andando pela cidade, em uma forma tecnológica, para quem sabe, facilitar muito a sua vida e nos presentear com o Futuro que já é possível e que todos queremos ter.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s