QrCode – Um Link para a Informação Legislativa de Fortaleza


Keyboard Illustration "BYOD - Bring Your Own Device"Como Gestor de Tecnologia de Informação no Governo procuramos sempre uma maior interação entre o cidadão e o Legislativo de Fortaleza.

Uma das novidades que estamos implantando na Câmara Municipal de Fortaleza é a tecnologia BYOD, como  já tinhamos falado no post “BYOD – A estrada para o Futuro da tecnologia começa a ser construída“.

São muitas as tecnologias que podemos usar em um Projeto de BYOD, entre elas o uso do QrCode (Código de Resposta Rápida) que foi criado no Japão e ainda é muito pouco utilizado ou então usado de uma maneira pouco pratica no Brasil.

Wikipedia Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

Se você possui um Smartphone ou Tablet basta que você acesse a sua loja de aplicativos e faça o download de um leitor de QrCode, existem muitos e são grátis (Freeware). Eu estou utilizando o i-nigma.

O Código de Barra já faz parte da vida de todos. Quando vamos ao mercantil e queremos saber rapidamente o preço de algum produto, o que fazemos ? levamos o produto até um dos leitores espalhados pela loja e pronto, temos a informação que precisamos.

O QrCode funciona da mesma maneira, a diferença é que o leitor já esta na sua mão, é o seu smartphone, seu tablet, etc.

Interessante ver outdoors espalhados pela cidade com enormes qrcodes,  normalmente com propagandas de imoveis. Imagina você passando no carro, tirando o celular do bolso, mirando aquele enorme outdoor e recebe uma propaganda de um imóvel. Não resisti, tinha que fazer um comentário sobre isto. rs

Tenho um pensamento diferente, acho que o QrCode deve ter a mesma função básica do código de barra do mercantil, ele deve ser usado discretamente, e deve esta presente em locais de seu convívio diário, como uma sala de recepção, sala de espera, etc. Em locais que você precise de uma informação rápida e sempre atualizada.

Lembrando que este post é pessoal e retrata o meu pensamento.

Na Câmara Municipal de Fortaleza resolvemos criar alguns adesivos (bem discretos) e que vão ficar espalhados por locais estratégicos da casa.  Vou dar alguns exemplos :

Na Recepção, Sala de Vereadores e Departamentos colocamos o seguinte adesivo que disponibiliza o Jornal informativo produzido pela assessoria de imprensa.

Jornal Informativo  da Câmara Municipal de Fortaleza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Departamento Legislativo, na Coordenadoria Legislativa e Sala de Imprensa além do Adesivo com o informativo, colocamos o Adesivo que disponibiliza a “Pauta da Sessão”:

Pauta da Sessão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro Adesivo que você vai encontrar pela casa fornece o “Regimento Interno” e  a “Lei Orgânica do Município”

organica-regimento

 

 

 

Com o uso do Qrcode ganhamos agilidade na informação, economia e ainda preservamos o meio ambiente.

Estes são qrcodes utilizados para fornecer informação legislativa rápida e atualizada, mais ainda estamos preparando novidades para o mês de agosto, onde teremos o qrcode sendo usado para informação e interação. Esta novidade vou guardar para divulgar somente em Agosto.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre esta tecnologias,

Obrigado !

Francisco Cavalcante

http://www.cmfor.ce.gov.br 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s