Legislativo de Fortaleza realiza sessão com participação Internacional em tempo real


Hangout Legislativo de FortalezaJá escrevi diversos posts sobre inovações tecnológicas que implantamos na Câmara Municipal de Fortaleza e que acabaram tornando-se rotina nesta casa legislativa. Desde a década de 90 que temos a oportunidade de implantar ideias procurando sempre aproximar o governo do cidadão.

No ultimo dia 20 (Segunda-Feira) com autorização do Presidente Walter Cavalcante a pedido do Vereador Deodato Ramalho conseguimos realizar uma videoconferência, utilizando a ferramenta Hangout do Google, resolvi falar um pouco sobre o evento e a importância do fato.

A Casa homenageou os soldados brasileiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB), pelo Dia da Vitória, celebrado em 8 de maio. A comemoração relembra o dia em que as forças aliadas derrotaram os países do eixo (Alemanha, Itália e Japão), marcando o final da 2° Guerra Mundial.

A Tecnologia hoje permite que qualquer pessoa ligue seu computador e fale com pessoas em todo o mundo, então por que não colocar autoridades da Itália assistindo e interagindo em uma sessão plenária sobre um evento mundial  que acontecia em Fortaleza ? Como poderíamos realizar este projeto ? quais os departamentos que teriam que ser envolvidos para obter o resultado desejado ? qual o custo para o legislativo de fortaleza ?

respondendo as indagações:

Como poderíamos realizar este projeto ?

A Casa conta hoje com uma internet de boa velocidade, um link de 50 Mbps de Upload e Download para atender a todos. Então, velocidade de internet não seria um problema. Precisaríamos decidir qual software (programa de computador) e resolvemos utiliza o Hangout do Google.

A decisão foi baseada em não precisarmos instalar nada em nenhum computador e simplesmente teríamos que solicitar aos participantes que tivessem uma conta no Google. Deu certo e na semana anterior ao evento realizamos 02 testes com os participantes da Itália.

quais os departamentos que teriam que ser envolvidos para obter o resultado desejado ?

Seria necessário que as autoridades da Itália acompanhassem o que estava acontecendo na Câmara em tempo real, e que todas as pessoas presentes no plenário da casa conseguissem ver e interagir com as autoridades italianas.

Então começamos a montar uma verdadeira estrutura tecnológica para a realização do evento.

1º A Tv Fortaleza transmitiu o evento ao vivo, o que foi fundamental para que pudêssemos capturar vídeo e áudio e transmitir a sessão para a Itália através do hangout. Colocamos um computador na Sala de Tv e colocamos a Tv Fortaleza como sendo um usuário do Hangout, assim nossos convidados na Itália  assistiam o evento dentro do hangout. nosso amigo Flavio ficou operando o equipamento na sala de tv.

2º Colocamos um notebook na sala de som da casa participando do hangout, nosso amigo Vadilson conseguia então captar o som e enviar para todos no plenário. O Som sendo captado direto no Plenário provocava um eco internacional e impossibilitava a conferência.

3º colocamos um notebook dentro do plenário e nossa amiga Jessica controlava as imagens vistas por todos no Placar Eletrônico da Casa. Em outro notebook no plenário nosso amigo Adriano fazia as traduções necessárias.

Estavam então atuando a Coordenadoria de Informação de Dados (Tecnologia da Informação), a Coordenadoria de Comunicação, sobre o comando de nosso amigo Davi, a Tv Fortaleza e a Radio Fortaleza, além do Cerimonial que foi fundamental na organização do evento.

qual o custo para o legislativo de fortaleza ?

em termos financeiros nenhum.

Estava aberta então mais uma porta da tecnologia para a Democracia.

Obrigado a todas as equipes que tornaram mais esta inovação possivel.

Francisco Cavalcante

Coordenadoria de Informação de Dados

Câmara Municipal de Fortaleza

http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/cmfor-presta-homenagem-aos-pracinhas-da-forca-expedicionaria-brasileira/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s