Quando o Acaso serve de caminho para o avanço tecnológico!


Acaso (do latim a casu, sem causa) é algo que surge ou acontece a esmo, sem motivo ou explicação aparente. (definição Wikipédia)

Estava assistindo a uma entrevista do brilhante cearense e ator José Wilker, sou um de seus inúmeros fãs, em que falava sobre alguns de seus trabalhos realizados, sempre grandes sucessos, originados de convites ocasionais.

Interessante como estas situações acontecem e abrem portas para que ideias se transformem em realidade. Resolvi escrever um pouco sobre algumas situações ocasionais que passamos no nosso mundo tecnológico.

1996 – 2000
Em reunião de rotina com o diretor geral da câmara municipal de fortaleza e chega o Presidente Acilon Gonçalves pedindo minha opinião: “…. Informatizo a Taquigrafia ou Coloco a Câmara na Internet ?”

Sei da importância da Taquigrafia para o Legislativo, mais surgia a oportunidade de criar um elo virtual entre o cidadão e o governo, tentei mostrar ao presidente a importância desta interação e que ele estaria deixando sua marca na historia tecnológica da Casa. Funcionou! Iniciava-se o processo de interação entre o Legislativo e o Cidadão de Fortaleza.

*
Em uma reforma física no plenário da casa foi necessário o uso de webcams para que o departamento de anais e taquigrafia pudesse acompanhar a sessão plenária.

Sugeri ao Presidente José Maria Couto que aproveitássemos a estrutura de captura de vídeo e áudio das sessões e transmitíssemos as mesmas ao vivo pela internet. Funcionou! As Sessões do Legislativo de Fortaleza passaram a ser transmitidas pela internet, com um link de 64 kbps.  Recebemos então o convite para demonstrar os avanços da tecnologia da informação da Casa, em Salvador, no IV Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo e acabamos demonstrando ao Brasil, uma videoconferência durante a sessão plenária com os espectadores do evento. Chamávamos Tv Plenária, depois surgiu a Tv Legislativa e a atual Tv Fortaleza.

*
Citei acima alguns exemplos de acasos que originaram inovações e que hoje são rotina no Legislativo de Fortaleza. Para detalhar os inúmeros acasos teríamos que escrever um livro. A Satisfação de contribuir com avanços tecnológicos continua sendo Indescritível, este é o verdadeiro papel do profissional de tecnologia da informação.

Anúncios

Um comentário sobre “Quando o Acaso serve de caminho para o avanço tecnológico!

  1. Pingback: Tv Fortaleza “Uma Tv Que Surgiu da Internet” #eGov | Blog do CIO Francisco Cavalcante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s