Tecnologia RFID ! Médico ou Monstro ?


Definição do RFID no Wikipedia:
Identificação por radiofrequência ou RFID
(Radio-Frequency IDentification) é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.

Como Consultor de Tecnologia da Informação resolvi escrever este post falando sobre esta incrível tecnologia que ainda é muito pouco aproveitada e cheia de polemicas.

A Humanidade convive com diversos tipos de identificação, possuímos documento de identidade, carteira de estudante, cpf, passaporte, números de telefone, etc. Somos reconhecidos por nossos amigos e familiares por nosso nome de batismo e para empresas publicas e privadas por nossos números.

A tecnologia RFID permite que seja criada uma identificação (crachá, etiqueta, etc) que pode ser lida sem contato físico e surge assim a primeira polemica, muitas pessoas acreditam que isto afeta a nossa privacidade. Como o RFID já é utilizado em grande escala no controle de rebanhos, chega-se ao ponto de comparar o ser humano com o Gado que esta sendo monitorado.

Pois vou falar uma grande verdade que convivemos todos os dias e não nos espantamos, pois na pratica não afeta a nossa rotina diária ou nossa privacidade, já somos monitorados 24 horas em qualquer lugar do mundo.

Como ? Basta que você tenha um aparelho chamado Celular. Todo celular esta sendo acompanhado 24 horas pelas diversas antenas e satélites existentes, ou não poderíamos nos comunicar usando estes aparelhos. O Celular funciona exatamente como um cartão RFID, cada aparelho possui um numero de fabrica chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity / Identificação Internacional de Equipamento Móvel) e um CHIP com nosso numero de telefone, que fornece a operadora a informação de quem esta usando aquele celular.

Pois é, já somos monitorados !

Estamos desenvolvendo alguns projetos com RFID e estaremos escrevendo sobre esta revolução nos próximos posts, conforme o andamento dos projetos.

Atenciosamente
Francisco Cavalcante
https://www.facebook.com/cavalcante.ceo

Anúncios

Um comentário sobre “Tecnologia RFID ! Médico ou Monstro ?

  1. Pois é Francisco, concordo com você. Aliás, RFID, assim como o NFC (near field communication) são tecnologias bastante promissoras, mas que ainda não estão sendo plenamente exploradas pelo mercado brasileiro. Digo isso porque atuei como desenvolvedor de sistemas RFID / NFC até poucos dias atrás em uma empresa especializada neste ramo, aqui em Campinas-SP. Vi que tais tecnologias são muito eficientes, principalmente na área de logística, porém o que vemos é que as empresas ainda ficam com um pé atrás – tem intenção de aplicar tais soluções às suas cadeias produtivas, mas ao mesmo tempo não tem confiança no retorno financeiro a médio prazo (visto que os insumos ainda são caros e importados).
    Flávio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s