Uma Porta Para a Educação


Uma Porta para o FuturoAo Pensar no Futuro, a maioria das pessoas, imagina algo distante e que ainda não conseguimos alcançar. Quando penso sobre o Futuro, fico imaginando tecnologias que já existem e que muitas vezes nos parecem ficção pois estão separadas pela distâcia, pelo idioma, ou simplesmente pela falta de curiosidade de pessoas, como eu,  que desenvolvem tecnologia e que ainda não tiveram a inspiração para juntar tudo isto em uma ferramenta util a um proposito comum.

Desde 1982 quando implantamos o curso de introdução a ciência da computação em Fortaleza, que foi decisivo para a criação de nossa empresa em 1984, a ENTERPRISE Consultoria, não sou velho, eu tinha 16 anos, temos conseguido transformar inovações em rotina diaria no Governo e no Mundo Corporativo. Não vou nem começar a falar sobre este assunto agora, ou escreveria um verdadeiro livro. Nunca fui um estudante brilhante, em alguns momentos achava a aula um saco, e nunca deixei de questionar como poderiamos melhorar aquilo. Enquanto estudava pela manhã, como qualquer garoto de 16 anos, no periodo da tarde estava lecionando computação, em um computador de ultima geração, um DISMAC D-8001. Muitas vezes eu era o mais novo da sala e as pessoas achavam que tinha mais idade. Era legal !

No meu ponto de vista, a principal ferramenta para qualquer tipo de evolução, chama-se Professor, aquele cara que no Brasil, ganha pouco, trabalha muito, não tem quase tempo para sua vida pessoal e que nem mesmo evolui na forma de ensinar por falta de condições para sua reciclagem.

Juntando nossa experência, amigos que fizemos e que estão espalhados pelo Mundo e muita cara de pau, conseguimos criar um Projeto denominado Door Education (Porta para a Educação). Enquanto empresas se preocupam em vender computadores, projetores, lousas digitais e tablets, resolvemos dar as condições para que Colegios, Alunos e principalmente Professores, tenham acesso ao que existe de melhor em tecnologia para Educação, tenham treinamento pratico no uso destas tecnologias, tenham condições de comprar a tecnologia gastando o minimo possivel e de tornar a aula algo diferente e muito agradavel na interação entre alunos, colegios e professores. Pensamos na Aula que gostariamos de assistir, na aula que queremos que nossos filhos tenham acesso, na evolução da educação hoje, na forma de implanta-la sem ter que aguardar decisões politicas, sem ter que esperar por ninguém.

A porta já está aberta ! Fico emocionando quando estou em um colegio, fazendo aquela palestra sobre o nosso projeto, plantando aquela semente e como fizemos a varios anos, transformando o Futuro em uma Rotina do Presente. Agradeço aqui empresas como a ebeam, a  digitalmatic, a airdigitalcellular, a microsoft, o google, a xirrus e varias outras que estão confiando e compartilhando seus recursos tecnologicos, suas ideias e ideais para que possamos avançar na Educação, para que possamos simplesmente manter esta Porta Aberta !

PS.: A Porta tem sim uma inspiração naquela janela (Windows), naquela Maçã (Apple) e naquele Robozinho Verde (Android) que convivemos no dia a dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s