A Inspiração movimenta a Tecnologia


CloudToda a capacidade técnica de um CIO (Chief Information Officer) nada vale sem a chamada inspiração tecnológica.

Interessante ver o depoimento de escritores, compositores e pessoas ligadas a cultura, quando falam de inspiração em seu trabalho. Alguns dizem que estavam num restaurante, em um avião, ou até mesmo no banho e veio aquele pensamento, que acabou gerando uma linda musica, uma nova receita culinária, aquele belíssimo artigo de jornal.

Como CIO, não raro, lendo uma revista de TI, um artigo de jornal, participando de um projeto totalmente diferente de um objetivo, vêm aquele pensamento ou diria, vem muitas vezes um projeto tecnológico completo e que se implantado  torna-se algo inovador e com algum tempo, indispensável e rotineiro em nossas vidas.

Alguns exemplo que vivenciamos:

* Em uma reforma do Plenário do Legislativo Municipal de Fortaleza, em 1997, a direção da Casa decidiu dividir o Plenário com uma Parede e colocar a equipe técnica mais isolada da Sessão Plenária, daria mais privacidade aos Funcionários em seu trabalho.  E foi feito. Para que os Funcionários pudessem acompanhar a Sessão e realizar seu trabalho, foram colocadas duas Webcams, que captavam a imagem da sessão, em tempo real, e reproduziam a mesma, através de um pequeno monitor, para estes Funcionários. A Casa já estava a um ano na Internet, então sugeri ao Presidente, a compra de um computador com placa de captura de vídeo e aproveitando a imagem do monitor e a mesa de som do plenário, passamos a transmitir as Sessões Plenárias, Ao Vivo, na Rede Mundial de Computadores. Alguns anos depois foi criada a Tv Legislativa, que hoje denomina-se Tv Fortaleza.

* Fomos convidados a Participar do IV Encontro Nacional de Informatica Aplicada ao Legislativo (IV ENIAL) , em Salvador, em 1999. Estávamos demonstrando os Sistemas Informatizados da Casa, em um telão, em um auditório com Casas Legislativas de todo o Brasil. Olhando para o lado, vi que todas as Casas Legislativas apresentavam seus sistemas, e embora estivéssemos demonstrando algumas novidades, como o Documento Eletrônico, veio aquela ideia de demonstrar algo diferente. Estava naquele momento acontecendo em Fortaleza, uma Sessão Plenária, Presidida pelo Vereador José Maria Couto. Peguei o Celular, liguei para o Presidente e informei que iria transmitir a Sessão, ao vivo, pelo telão. E Passei a Transmitir, através de um link, Pasmem, de incrível,  64 Kbps de velocidade. Estávamos em Salvador, ao vivo, transmitindo uma Sessão Plenária da Câmara Municipal de Fortaleza e interagindo através de um antigo celular Motorola. Nossa apresentação lotou, companheiros de casas legislativas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas, entre outros não acreditavam no que estávamos fazendo. Somente acreditaram que estávamos transmitindo ao Vivo, quando o Presidente parabenizou a todos pelo evento que ocorria naquele momento e registrou em ata, para a historia de Fortaleza.

Poderíamos passar horas escrevendo sobre inspiração e realidade, e continuar descrevendo pequenas coisas que contribuíram um pouco para o avanço da tecnologia no passado, mais como entusiastas das inovações estamos nos dedicando a desenvolver novos projetos, a realizar inspirações para o Futuro, não aquele que parece longe e sim o Futuro de Hoje. Reativamos nossa empresa de tecnologia e  já estamos a plantar sementes que serão arvores frutíferas em nossa rotina de vida ligada a tecnologia.

De CIO da Câmara Municipal passamos a Existir com CEO da ENTERPRISE Consultoria. Uma Empresa criada a 27 anos que já realizava nossos Sonhos tecnológicos no Futuro de Hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s