O Que é mais importante o Design ou o Conteúdo ?


Ontem estava em uma reunião com Jornalistas, Diretores, Advogados e outras personalidades que tendem a dar opiniões e que na realidade entendem pouco de Tecnologia da Informação.

O Assunto em Pauta era o Design utilizado no site de uma empresa.

Esta empresa já mantem seu site no ar desde 1997, praticamente o inicio do uso comercial da Internet no Brasil.

O Dialogo seguia e era mais ou menos assim:

Os Outros:
– Nosso site precisa ser reformulado. Ele está Feio !

Eu:
– Desde a criação do site a prioridade foi seu conteudo e hoje somos reconhecidos por isso. Concordo que chegou a hora de melhorar o Design.
Sugiro um Workshop interno para aproveitarmos as sugestões dos diversos usuarios do site !

E a conversa Continuou por diversas horas. Com varias opiniões e até o momento sem um resultado definitivo.

Sai da Reunião e fiquei pensando no termo “Feio”, aquilo não me saia da cabeça. Um site que já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais e pela nova direção da empresa é considerado arcaico, dificil de navegar ? um site que recebe visitas de mais de 50 paises em um mês, mais de 1500 visitas dia, sem nenhuma divulgação que não a internet, e para a empresa é “Feio”.

Trabalho com informatica desde meus 14 anos de idade e lembrei do Marcos Vinicius, um amigo da epoca em que desenvolviamos programas de computadores para maquinas como D8000 da Dismac, utilizando Linguagem Basic, gravando dados em Fita Cassete e já ganhando algum dinheiro com informatica.

Marcos chegou um dia chateado e desabafou:
– Cavalcante, passei varios dias desenvolvendo um controle de estoque de mercadorias para uma Farmacia e finalmente apresentei o programa pronto, todo funcional, fazendo tudo que foi solicitado pelo dono da farmacia.
Depois de apresentar tudo que o programa fazia, recebi o seguinte comentario:
– Realmente esta perfeito, mais o programa é muito “Feio” !
Meu amigo estava arrasado, depois de muito esforço, de usar o que ele achava ser toda sua capacidade, vinha aquela palavra que acertou como uma Bomba: “Feio !”.

Resolvi tentar ajudar :

Passamos varias horas fazendo modificações no programa, somente no Layout.
Tivemos a ideia de colocar um banner rotativo com o nome da Farmacia sendo mostrado logo no inicio, o logotipo também teve destaque, e outras modificações somente de Layout. Não tivemos que mexer em nada operacional do programa.

No outro dia o Marcos voltou a Farmacia e apresentou o novo Programa, poderiamos chamar de versão Plus.

Foi uma maravilha !
O Dono da Farmacia chamou seus funcionarios para ver o programa.
Ele não parava de comentar o Banner que ficava rodando com o nome da Farmacia na parte de cima da tela.
Adorou o trabalho. Perfeito disse.

Neste momento concluimos: “O Layout vence o Conteudo !”

“Você nunca vai conseguir agradar a todos, tenha sempre como objetivo a sua satisfação em ver que você consegue com paciência superar todos os obstaculos que aparecem.”

Anúncios

Um comentário sobre “O Que é mais importante o Design ou o Conteúdo ?

  1. Há uma confusão bastante frequente que associa design a desenho, como se o produto final do design fosse um layout, mera representação visual, e não uma experiência. No caso da tecnologia, uma experiência de uso em uma interface. A confusão vem da semelhança do termo com o nome “desenho” quando, na verdade, a tradução de design é “projeto”. No inglês, drawing é desenho; no espanhol, há dibujo para desenho e diseño para projeto. Só aqui que a confusão se mantém.

    O design não é firula. Não é um recurso visual gráfico ou animado que, talvez, mais distraia do que de fato facilite uma experiência naquela interface. Se o design é pensado apenas para agradar visualmente, em vez de servir ao propósito da experiência e da utilização, não há eficiência. Da mesma forma, o conteúdo sem um projeto gráfico bem pensado, se perde. Uma simples escolha de tipografia ou diagramação já pode influenciar na recepção ou não daquele conteúdo.

    Acho que a questão, além do bonito e do feio, deveria se focar no aspecto principal: é funcional ou não é funcional? Design atende uma função e não um mero prazer visual.

    Gostaria de ser mais sucinto, mas este tema me estimula a defesas quase passionais. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s