A Falta de Profissionais Especializados em Tecnologia da Informação no Mundo.


O Computador é um Burro Inteligente !

Com esta definição iremos abordar um dos principais problemas para o avanço da Tecnologia da Informação nos dias atuais. Por ser uma maquina que simplesmente atende a comandos de programação, tornam-se necessarios Analistas, Programadores e toda uma gama de profissionais que tenham além do conhecimento da informatica, disposição a aprender e repassar a maquina todo tipo de conhecimento, como no Governo em: Assuntos Legislativos, Administrativos, entre outros.

Existem empresas de recrutamento espalhadas pelo Mundo, como a IMR, que possuem profissionais visitando diversos paises para recrutar pessoal com conhecimento basico de informatica, treina-los e oferecer serviço de mão de obra especializado em seus softwares a seus Clientes. A Alguns anos uma amiga, em ferias pelo Mundo, visitou uma destas empresas e acabou preenchendo uma ficha de cadastro para tentar uma colocação como Analista de Sistemas.

O Cadastro que foi feito até por insistência de amigos daquele Pais, resultou em um fato inusitado, um telefonema solicitando o comparecimento dela a empresa e uma reunião com o Presidente da mesma. Ela ficou surpresa ao saber pelo Presidente que ele mesmo viaja pelo Mundo procurando pessoas que saibam o basico da informatica e possam migrar para Paises de primeiro Mundo com emprego garantido e oportunidade de crescimento em sua vida profissional. O Presidente falou que ao entrar em um Taxi, simplesmente perguntava ao motorista, Você conhece alguem que trabalhe com Informatica ? E sempre obteve sucesso em suas viagens de recrutamento. Sem ainda ter visitado o Brasil e ficando sabendo por intermedio desta minha amiga, da capacidade dos profissionais de informatica deste Pais e da pouca remuneração e vantagens oferecidas, veio imediatamente em visita com minha amiga a Fortaleza, e conseguiu levar profissionais de alto nivel que estavam trabalhando em empresas do Governo e da area Privada. Muitos destes Brasileiros ajudarão a resolver para diversas empresas do Mundo o Bug do Milênio. As Leis Brasileiras somente permitem contratação de profissionais para o Governo através de Concursos Publicos ou Prestação de Serviços. Na Câmara Municipal de Fortaleza o desenvolvimento de todos os Sistemas Informatizados passou por um estudo das necessidades da Casa, e foi totalmente desenvolvido pela equipe de profissionais de Tecnologia da Informação da mesma.

 Como responsavel pela Informatica passamos através de treinamento, muitas vezes, na propria empresa e dados por minha pessoa, os conhecimentos necessarios para que possamos qualificar esta equipe de profissionais e conseguir evoluir na interação entre o Governo e a Sociedade. O Responsavel pela Tecnologia da Informação na empresa além de estar aprendendo sobre as novas tecnologias, tem ainda que se preocupar com a qualificação de sua equipe de trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s